Vamos conversar.
5 dicas para mini reformas durante a quarentena
agosto 17, 2020

Como planejar a iluminação da sua casa

Como planejar a iluminação da sua casa

Como planejar a iluminação da sua casa

Cuidar de casa durante a quarentena já entrou na rotina de muitas famílias e a iluminação importante. Uma iluminação bem pensada dá forma a objetos, destaca ou esconde outros e dirige a nossa atenção para os detalhes e para o que queremos mostrar em nossa casa.

Planeje com cuidado

Antes de sair comprando lustres e abajures para a sua casa, tente responder primeiro a essas perguntas:

  • Quantos pontos de luz são necessários para cada ambiente?
  • Que tipo de lâmpadas você precisa para cada ponto de luz?
  • Quais os tipos de luminárias são melhores para cada caso?
  • Qual é o estilo de vida dos moradores da casa e como os ambientes são usados por eles?

Respondendo a essas perguntinhas básicas, fica muito mais fácil traçar um plano de iluminação para a sua casa!

Iluminação para quarto

Uma luz geral no centro do quarto geralmente dá conta do recado para o uso diário do cômodo, e iluminação direcionada com abajures são boas alternativas para criar diferentes atmosferas. Prefira abajures com cúpula translúcida, ou luminárias de haste regulável, se você gosta de ler deitado na cama. Se houver espaço para uma poltrona, coloque uma luminária articulável de pé. Perto de cômodas e penteadeiras, arandelas são a melhor escolha.

Iluminação para sala

Para a sala de estar e jantar, pense em criar pontos de iluminação que ajudem nas tarefas do dia a dia – como um lustre sobre a mesa de jantar, com as luzes voltadas para baixo, e luzes mais focadas em certos objetos, como a mesa de centro ou um quadro que você queira destacar na parede.

No caso da sala de jantar, o lustre precisa ficar entre 75 cm e 1 metro do tampo da mesa, medida certa para que a luz não incida nos olhos das pessoas, causando desconforto. Já abajures nas laterais do sofá são ótimos para leitura. Se você quer criar um cantinho especial para leitura na sala, você pode usar uma luminária de chão. Mas cuidado para não colocar luz demais num ambiente e acabar deixando sua sala parecendo um estádio de futebol!

Iluminação para cozinha

Neste ambiente, a luz serve para nos ajudar a preparar os alimentos, identificar suas cores, cortá-los… e por conta disso a iluminação não pode criar sombras. Assim, o ideal é colocar luzes fluorescentes no teto e iluminação direcionada embaixo dos armários de cozinha, apontando para as bancadas. Ter luz sobre o fogão também é importante.  Outros detalhes que não podem ser esquecidos são os materiais em que as luminárias são feitas: eles precisam ser fáceis de limpar.

Iluminação para banheiro

No banheiro, o centro das atenções é sempre o espelho. Por isso, a primeira regra é caprichar na colocação das lâmpadas em torno dessa peça, garantindo a boa imagem dos moradores e visitantes. O importante é que a luz não venha do alto, provocando sombras – em geral, a recomendação é instalar as lâmpadas nas laterais. Arandelas, spots ou pequenas luminárias com lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas cumprem a tarefa de clarear a área de reflexão do espelho, acima da bancada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *